Para quem não sabe, o QNX é o sistema base utilizado em diversos setores em todo o mundo, como por exemplo para operar veículos automores conectados/autônomos, trens, catracas em ônibus, elevadores, naves espaciais, robótica na engenharia e etc.

EM 2010 a BlackBerry teve a grande idéia de adquirir o QNX, que pasou a ser parte integrante de seu portifólio de sistemas, aonde passou a desenvolver também o Infotainment system para veículos conectados/autônomos, conhecido hoje como QNX Infotainment system.

Já o Cylance é o antivirus da BlackBerry que utiliza inteligencia artificial para identificar vírus e outros riscos a segurança de sistemas antes mesmo que eles sejam reconhecidos no banco de dados de ameaças cibernéticas.

Através da inteligência artificial, o Cylance reconhece códigos maliciosos mesmo que não estejam catalogados em uma base de dados.

A boa novidade divulgada na CES 2020 (Consumer Eletronic Show) é que a BlackBerry resolveu combinar/integrar o Cylance ao QNX Infotainment system, ou seja, os sistemas de veículos conectados/autônomos terão além de todas as vantagens do sistema próprio da BlackBerry, uma extrema segurança de seus dados, conecções e etc.

——————————————-

Charles Eagan, diretor de tecnologia da BlackBerry, afirmou:

Esta solução representa um marco importante nos esforços contínuos da empresa para integrar os produtos inovadores de segurança preditiva e preventiva do BlackBerry Cylance à nossa vasta gama de tecnologias líderes do setor“.

“Com o carro novo médio que contém mais de 100 milhões de linhas de código e alguns dos softwares mais complexos já implantados pelas montadoras, a necessidade de uma visão holística da postura geral de saúde e segurança de toda a base de códigos de um veículo durante todo o seu ciclo de vida é absolutamente crítico. Ninguém conhece a segurança melhor do que nós e agora temos uma estrutura focada no transporte que a indústria pode utilizar para aprimorar a segurança, a confiabilidade e a segurança dos veículos conectados, proporcionando tranqüilidade aos motoristas, passageiros e pedestres”.

—————————————-

Não poderia ser melhor, cada vez mais estamos diante de uma realidade na qual os veículos automotores estarão conectados a internet (não só os veículos, mas praticamente tudo o que conhecemos) e, claro, BlackBerry não poderia estar de fora. 😀

Fonte: CrackBerry.