Em junho de 2019 foi confirmado pela Google um ataque a dispositivo com o sistema Android que infestou diversos smartphones em todo o mundo com uma triada trojan (Android.Triada.231).

Felizmente usuários de BlackBerry Android não foram afetados :D.

De acordo com informações, este trojan foi instalado em dispositivos Android antes mesmo que eles fossem disponibilizados ao consumidor, ou seja, ainda em sua fase de distribuição.

Graças ao comprometimento da BlackBerry com o mais alto padrão de segurança em seus dispositivos Android, envolvendo todo o processo deste a sua frabricação, usuários BlackBerry não foram afetados.

———————————————–

Charles Eagan, diretor de tecnologia afirmou:

Como parte de nossas extensas verificações de qualidade, seguimos o modo de operação confiar, mas verificar“.

Existem vários exemplos de comportamento indesejável semelhante que detectamos no passado e, como resultado, não assinariam nem certificariam o software ou dispositivo para lançamento“.

Os ataques móveis estão aumentando e se adaptando, como mostra este exemplo, e destaca a importância dos sete pilares de segurança cibernética da BlackBerry, que sugere, entre outras práticas recomendadas, que você use apenas componentes confiáveis ​​para garantir uma boa higiene de segurança“.

———————————————

Adam Schieman, diretor sênior de segurança de software da BlackBerry, afirmou:

O BlackBerry mantém controles rigorosos sobre qual software é adicionado à imagem do sistema ou quaisquer solicitações de terceiros para configurar aplicativos com privilégios adicionais“.

——————————————–

Aliada a toda informação ora divulgada, não poderia deixar de ressaltar como usuário de dispositivos BlackBerry a praticamente 1 década :D, e hoje usuário de um belíssimo DTEK60, que dispositivos BlackBerry com Android são sem sombra de dúvidas diferentes dos demais Androids do mercado.

No quesito segurança e produtividade, além de todo compromisso da BlackBerry desde a fabricação do dispositivo, contamos com um Android modificado para atender a demanda por mais alta segurança de dados e comunicações.

O aplicativo DTEK que vem de fábrica em dispositivos BlackBerry, também ajuda bastante, sempre monitorando a integralidade do sistema, permissões de aplicativos e riscos a segurança.

Não ha dúvidas de que a BlackBerry vem fazendo um excelente trabalho com seus dispositivos móveis.

Fonte: Blog oficial BlackBerry.