Previsões para 2018 por Alex Manea (Chief Security Officer da BlackBerry).

Esta semana Alex Manea (Chief Security Officer da BlackBerry) fez 04 previsões para 2018 que servem de alerta para os que ainda não se preocupam com segurança de seus dados e comunicações.

Na verdade as previsões vão mais além, já que os riscos envolvendo a IOT (Internet das coisas) pode afetar também inocentes.

De acordo com Alex, as previsões são:

  • 1: “2018 será o pior ano até à data para ataques cibernéticos”.

    “Com 2017 sendo o pior ano de ataques cibernéticos, é tentador pensar que atingimos o fundo do rock, mas o que vimos até agora é apenas a ponta do iceberg.”

    “As questões fundamentais que causaram a maioria das recentes falhas cibernéticas não foram resolvidas. Os departamentos de TI estão sendo encarregados de gerenciar redes cada vez mais complexas, suportar novos tipos de pontos de extremidade e proteger dados cada vez mais sensíveis. Os sistemas legados ainda são desenfreados em toda a indústria e não podem ser facilmente atualizados ou substituídos. Esses sistemas geralmente contêm vulnerabilidades de software conhecidas publicamente, que podem ser exploradas para penetrar na rede corporativa.”

    (….)

  • 2: “Ataques cibernéticos causam danos físicos”.

    “Garantir a Internet das coisas é ainda mais importante do que garantir as redes de TI tradicionais por um motivo simples: os ataques de IoT ameaçam a segurança pública. Um computador pirateado ou dispositivo móvel tipicamente não pode causar danos físicos diretos. Embora seja certamente frustrante ter nossas informações pessoais roubadas, não se compara ao impacto de se envolver em um acidente de carro ou ter sua bomba de infusão ou pacemaker comprometida. A segurança da IoT literalmente se tornará uma questão de vida e morte, e não podemos simplesmente esperar que isso aconteça.”

    (…..)

  • 3: “hackers direcionará os funcionários à medida que se tornem uma vulnerabilidade crescente da cibersegurança”

    “Os departamentos de TI geralmente concentram seus gastos na prevenção de ataques externos, mas a realidade é que a maioria das violações de dados começam internamente – seja compartilhando documentos por meio de aplicativos não seguros ou de consumo ou clicando em ataques de phishing cada vez mais sofisticados.”

    “Enquanto os hackers são frequentemente retratados como gênios técnicos usando algoritmos complexos para quebrar criptografia avançada, a realidade é que técnicas mais simples podem ser tão eficazes. Os hackers criminais não estão buscando pontos de estilo; Eles simplesmente estão procurando por violar o sistema o mais eficientemente possível. À medida que nossas defesas técnicas continuam a melhorar, os funcionários se tornarão o elo mais fraco, cada vez mais alvo de atacantes como parte de sua estratégia geral.”

    (….)

  • 4: “Produtos de seguros e cibersegurança irão mão e mão”

    “Em 2018, não importa qual sistema ou funcionário se revele o elo mais fraco, as principais violações de dados corporativos acontecerão e as companhias de seguros estão tomando conhecimento. Eles estão tendo aviso porque os ataques a seus clientes podem ser tão prejudiciais quanto isso pode ser útil para sua linha de fundo.”

    “Este ano eu prevejo que veremos que as empresas não só adicionam mais credores cibernéticos à sua lista, mas também procuram duas vias estratégicas para ajudar a gerenciar riscos para eles e seus clientes: produtos e especialistas.”

    “Assim como o plug-in do Instantâneo do Progressive que ajuda a seguradora a fornecer taxas personalizadas com base na sua condução real, as companhias de seguros irão começar a vender produtos para ajudar a controlar a postura de segurança do cliente. Eles até se juntarão com especialistas em segurança para avaliar adequadamente a capacidade de uma empresa se proteger contra um ataque cibernético. Scorecards será dado e as empresas que realizam o melhor serão recompensadas com um montante de política mais baixo.”

    (….)

————————-

Em nossa opinião, as previsão não poderiam ser mais assertivas, cada vez mais todo tipo de dispositivo tecnológico estará conectado a internet e nunca se falou tanto em segurança de dados e comunicações.

Uma informação valiosa pode definir se sua empresa terá dificuldades ou sucesso em um futuro muito próximo.

Para quem acha que este tipo de assunto é só para empresários, órgãos governamentais, líderes e/ou políticos, sinto lhe informar mas você esta completamente enganado.

Já imaginou suas fotos pessoais, conversas privadas e outros dados da sua privacidade caem em mãos erradas ?

Segurança e produtividade sempre foram nossas prioridades, por este motivo, desde meados de 2010 até a presente data sempre utilizei BlackBerrys.

Outro fato importante a ser observado nas previsões de Alex é que um dos fatores determinantes na segurança dos dados é o “ser humano”, a forma como as pessoas utilizam seus dispositivos.

Enfim… Continuamos confiando na BlackBerry como um das empresas mais preparadas para enfrentar estas dificuldades.

Fonte:

My Cybersecurity Predictions for 2018

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s