Como instalar aplicativos e jogos Android em seu Playbook – Atualizado em 24-05-2016.

Playbook 5

Mais uma vez venho informar aqui sobre a possibilidade de instalar aplicativos e jogos Android no Playbook e também em dispositivos com o sistema BlackBerry OS 10 :D.

Desta vez, atualizamos informações para que você encontre com facilidade uma infinidade de aplicativos, já que em 2014, quando postamos pela primeira vez essa informação, contávamos com o site “BB10Bars”, que hoje esta fora do ar.

Enfim… caso você tenha a real necessidade de instalar um aplicativo ou jogo Android em seu dispositivo, basta seguir o passo-a-passo abaixo:

01 – Para instalar um aplicativo Android em seu Playbook é bem simples, antes de qualquer coisa, você precisará do navegador de internet Google Crome, que pode ser baixado em diversos sites, entretanto, sugiro o download do site oficial Google em: Site Oficial Google Crome.

Feito o Download do Google Crome e instalado o navegador em seu computador, vamos ao próximo passo.

02 – Você precisa instalar uma extensão no seu Google Crome, chamado “Playbook App Manager”, que pode ser encontrado no link: Link oficial do Playbook App Manager. (Obs: Você deverá visitar o link utilizando o navegador Google Crome.

Instalando adicional no Crome 01

Instalado a extensão, hora de procurar os aplicativos desejados…

03 – Para encontrar os aplicativos e jogos Android no formato e extensão *.BAR, que podem ser instalados com maior facilidade e sem a necessidade de conversão, basta visitar o site: http://apps.goodereader.com/

Vale lembrar que tem várias outras lojas de Apps e Jogos Androids espalhadas na internet, entretanto, muitas delas disponibilizam os aplicativo em formato “APK”, que necessita ser convertido para o formato *.BAR para rodar no Playbook.

Se você ainda não conhece as demais lojas, seguem alguns links abaixo:

Lembrando que as lojas de Apps acima listadas tem arquivos no formato APK, que precisam ser convertidos para o formato BAR… A boa notícia é que da pra fazer essa conversão on-line, no site: http://apps.goodereader.com/apk-2-bar/

Escolhidos quais aplicativos e jogos você deseja instalar em seu Playbook, faça o download de todos no formato *.bar e vamos partir para a instalação :D.

04 – Você precisará ativar o “modo desenvolvedor” em seu Playbook, para tanto, basta deslizar o dedo da parte superior da tela para baixo, abrindo assim a tela de configurações do Playbook.

05 – Na tela de configurações, selecione “segurança” e depois “Modo de Desenvolvimento”, conforme figura abaixo:

Instalando bar no Playbook 01

06 – Na próxima tela, ative o modo de desenvolvimento e anote o número do endereço IP que aparece na tela, pois você precisará dele mais tarde.

Instalando bar no Playbook 02

07 – Agora conecte o Playbook através do cabo USB no computador.

08 – Abra o Google Crome e na linha de digitação do endereço a ser visitado, digite https:// seguido do endereço IP que você anotou da tela do Playbook e clique “enter” no seu teclado. :D.

09 – Na próxima tela, é possível que apareça uma mensagem de segurança, clique apenas em “continuar mesmo assim”. E fique tranquilo, o certificado de segurança é entre seu computador e o Playbook, não tendo absolutamente nada com qualquer conexão externa, portanto, não há o que temer com relação a segurança de seus dados.

Instalando bar no Playbook 04

10 – Após essa tela, será solicitado informações de log in, com endereço IP e espaço para você digitar a senha criada ao ligar o modo de desenvolvimento no Playbook.

Apenas digite a senha e clique em Log In.

Instalando bar no Playbook 05

11 – Na próxima tela, aparecerá todos os aplicativos e jogos que você tem instalado no seu Playbook, dando a oportunidade de você desinstalar alguns diretamente da tela do computador, mas para instalar um aplicativo Android no seu Playbook, basta clicar em “Install Apps”.

Instalando bar no Playbook 06

12 – Na tela que se abre, procure e selecione o aplicativo/jogo aonde foi salvo o arquivo *.bar e clique em “abrir/instalar”.

Após este procedimento, o aplicativo/jogo começará a ser instalado, aparecendo a barra de conclusão.

Instalando bar no Playbook 07

14 – Após a instalação, o aplicativo/jogo Android aparecerá na lista abaixo, e terminado o procedimento, se não houver mais nenhum aplicativo ou jogo Android a ser instalado, basta fazer o Log Out e desconectar seu Playbook do cabo USB no computador.

Instalando bar no Playbook 08

Pronto, agora é só procurar o ícone do novo aplicativo/jogo na tela do seu Playbook e aproveitar a vontade o que você acabou de instalar.

Vale ressaltar que na Blackberry World você tem a disposição milhares de apps úteis e de grande qualidade, inclusive apps alternativos para os que ainda não estão presentes através de seus distribuidores oficiais.

  • Obs: A instalação de aplicativos e jogos de lojas de terceiros (que não sejam da própria BlackBerry World), pode colocar em risco a segurança e o funcionamento de seu tablet, sendo de sua inteira responsabilidade decidir realizar os procedimentos acima descritos.

Espero que façam bom uso da informação :D.

Deixem seus comentários.

Anúncios

56 comentários em “Como instalar aplicativos e jogos Android em seu Playbook – Atualizado em 24-05-2016.”

    1. Ola Vitor, esse tudo é valido sim para smartphones Blackberrys 10.

      O procedimento é o mesmo nos Blackberrys 10, basta coloca-los em modo de desenvolvimento.

      Em uma outra oportunidade, vou colocar as imagens de como fazer o mesmo procedimento só que nos smartphones BB 10 :D.

      1. Meu caro, gostei muito do seu post e fiz tudo que você orientou, porém, apresentou uma tal de FALHA -12. Quando executei no playbook o .bar instalado, ele deu uma mensagem de erro falando do teclado do blackberry e tal e a tela ficou escura. Como resolver isso? Obrigado.

    1. Ola Dan, eu não instalo aplicativos Android em meu BlackBerry, na verdade, nem sinto falta deles… Baixo tudo da BlackBerry World, mas se você precisar, pode instalar aproximadamente 98% dos aplicativos Androids em formato .bar

      Isso quer dizer, que 0,2% dos aplicativos Androids não irão rodar no BB OS 10 :D.

  1. Bom dia eu tb nao gosto de instalar app android, mas por exemplo o face do android e melhor e nao tem o app do itau para playbook, nao tem o navegador Chrome para playbook.tb enfim valeu a dica

    1. Opa, tudo em ordem Ricardo ???

      Bom, primeiro sobre o Facebook do Android… Não posso afirmar se é melhor ou não porque não utilizo Facebook do Android no Playbook, mas atualmente estou satisfeito com o Face da própria BlackBerry World :D.

      Quanto ao Itau para o Playbook realmente você tem razão, infelizmente o Itau pisou na bola e não preparou o aplicativo… Quem sabe em um futuro Playbook com BlackBerry OS 10 ??? Mas posso garantir que o navegador do Playbook funciona perfeitamente para o site do Itau.

      Quanto ao Chrome, não sinto necessidade nenhuma, atualmente utilizando o navegador do Playbook e acho bem satisfatório.

      De qualquer forma, fico feliz em saber que este tutorial tenha lhe ajudado :D. Desejo muito que você tire o melhor proveito do seu Playbook assim como faço do meu :D.

      Grande abraço Ricardo, qualquer dúvida ou sugestão é só entrar em contato.

  2. Boa noite,

    coloquei o endereço no browser do chrome, avancei e logo a seguir aparece a seguinte mensagem:

    404 Not Found
    index.html:
    This item has not been found
    localhost:443

    O que devo fazer?

    Obrigado

  3. boa tarde,

    Não consigo enviar os PrintScreen pois não tenho acesso ao vosso email.

    Coloquei como link a indicação que estava no modo de desenvolvimento

    https://169.254.0.1/

    depois aparece uma janela que refere que o site não é fidedigno e pede para avançar.

    quando carrego em enter aparece a mensagem:

    404 Not Found
    index.html:
    This item has not been found
    localhost:443

    O que devo fazer?

    cumprimentos

      1. Amigo… Basta seguir o “Passo-a-passo”, não tem como errar, lembre-se que o endereço IP a ser digitado é o mesmo que aparece na tela do seu Playbook quando ativado o “modo de desenvolvedor”.

        Vou procurar desenvolver um vídeo e postar aqui para vocês.

    1. Ola amigo Guilherme, qual rede social você esta tentando rodar no seu Playbook ??? Posso tentar te indicar um App Android para a rede desejada.

      A propósito, todos os Apps que estão disponíveis no site do tutorial funcionam normalmente.

      Vou pesquisar outros sites com novos Apps Android para Playbook e publicar aqui, assim você fica com mais opções, ok ?

      Grande abraço.

  4. Olá, SuperBberry!
    Entao… Estou querendo comprar um tablet para fins acadêmicos, estudos e tudo mais; nao ligo para games. Não queria gastar muito por isso. Inclusive olhei OLX e tudo mais. Vi uma pessoa vendendo um Playbook bem barato. Gostaria de saber se nos dias de hoje, 02/06/2016 vale a pena comprar. Falaram que a BB iria falir e que nao desenvolveria mais nada para o tablet. Queria algo barato, pegaria um CCE ou Multilaser, mas tenho medo dos androids, dizem que tem muitos bugs do tipo travar, reiniciar até parar de vez com pouco uso; por outro lado falaram que o sistema do playbook é mais estavel e fluido. Ele tem app nativo para leitura/ediçao/criaçao de doc. ppt. pdf.? Vale a pena? Ele suporta flash para ver series online?
    O hdmi dele é tranquilo? Abraço!

    1. Ola amigo, para responder sua pergunta é preciso fazer algumas considerações….

      01 – Essa historinha de que “BlackBerry” esta falindo é completa BALELA… “Conversa pra boi dormir”… Não sei se você acompanha os resultados fiscais trimestrais da BlackBerry, creio que não, pois nos últimos resultados BlackBerry vem crescendo bastante, principalmente em vendas de software e serviços. Vale ressaltar que a BlackBerry adquiriu várias grandes empresas no setor de comunicação segura nos últimos 05 anos e tem fechado excelente contratos.

      02 – Com relação ao Playbook você precisa saber que é um produto “descontinuado” da BlackBerry, ou seja, não existe mais produção de Playbooks e nem de peças de reposição. A BlackBerry simplesmente parou de fabricar o produto e passou a focar em smartphones.

      03 – O Playbook ainda é um excelente dispositivo para trabalho, tem um sistema extremamente fluido e seguro, tem Apps nativos para edição, criação e leitura de arquivos Doc, PDF, ppt, xlsx e etc, suporta flash tem mini HDMI e outros recursos. É um dispositivo fantástico para o trabalho. Vale ressaltar também que é um dispositivo compatível com Apps Android, ou seja, se você não encontrar o aplicativo desejado na BlackBErry World, poderá baixa-lo em formato Android nas diversas lojas de Apps disponíveis hoje na internet.

      04 – Resumidamente nossa opinião é a seguinte: Se você deseja um dispositivo seguro e útil para o trabalho e se o preço for realmente bom… Vale a pena adquirir um Playbook.

  5. olá tiago, estou tentando instalar app do android em formato bar e nao estou conseguindo alguns instalam com sucesso e nao aparece o app np playbook e outros da a msg de erro e aparece no playbook ai quando inicio ele vem a mensagem de erro.

    1. Ola Danilo, sugiro que você verifique a procedência destes arquivos *.bar

      De onde estão sendo baixados ? Sugiro cautela ao instalar Apps Android de sites desconhecidos, pode ser perigoso e com toda a certeza pode por em risco a segurança de seu sistema.

      Arquivos compatíveis com Playbook OS e/ou BlackBerry OS 10 não deveriam ter este comportamento.

  6. Olá, estou com o mesmo problema de alguns que comentaram
    Ao digitar o endereço ip no navegador aparece
    404 Not Found

    index.html:
    This item has not been found
    localhost:443

    Segui todos os passos e não saio disso

  7. Olá, a respeito do problema que informei:
    É necessário abrir o BB10/Play book manager e informar o indereço IP do dispositivo antes de iniciar qualquer coisa.
    Fiz isso e deu certo!

  8. Olá, fiz tudo certo, os aplicativos que eu coloquei apareceram no meu tablet, mas quando vou abrir aparece “O aplicativo Teclado do BlackBerry (processo ssystem.pps) parou inesperadamente. Tente novamente.”. Ai a única opção é “Forçar fechamento”
    Você pode me ajudar?

    1. Ola Victor, infelizmente o sistema do Playbook não esta mais sendo atualizado, muitos apps Android receberam atualização e pararam de funcionar no Playbook… Sugiro que você tente outro aplicativo, pois estes que vc esta testando, se foram feitos os procedimentos ensinados aqui no blog, não devem mais funcionar no PB.

  9. Bom dia amigo, primeiramente obrigado pelo post, me ajudou bastante! Estou com problemas para instalar app android no playbook, estou utilizando a extensão PlayBook App Manager 2.2, consigo acessar o painel de aplicativos, arrasto o arquivo .bar e inicio a instalação, porém, todos as tentativas geraram um erro FAILURE -12 o que estou fazendo errado? Obrigado

    1. Bom dia Diego, infelizmente creio que a falta de atualizações para o Playbook e as constantes atualizações do Android e seus Apps estão tornando quase que inviável a utilização de vários Apps no nosso querido tablet.

      Se você tem um dispositivo com o sistema BlackBerry OS 10 sugiro que teste este aplicativo no smartphone… Se funcionar normalmente é porque o App precisaria de uma atualização do sistema do Playbook para ser compatível.

  10. Meu caro, gostei muito do seu post e fiz tudo que você orientou, porém, apresentou uma tal de FALHA -12. Quando executei no playbook o .bar instalado, ele deu uma mensagem de erro falando do teclado do blackberry e tal e a tela ficou escura. Como resolver isso? Obrigado.

    mesmo problema estou passando, com a maioria dos aplicativos .bar instalados, alguem pode ajudar.

    1. Bom dia Nathalia, como informado em outro comentário, sistema do Playbook não receberá mais atualizações, o próprio suporte ao dispositivo foi “descontinuado” pela BlackBerry, em razão dessa ausência de atualizações, ficou difícil o Playbook continuar executando vários Apps Androids, pois os mesmos tiveram atualizações.

      O resultado é que o Playbook roda Apps Androids porém a compatibilidade diminui bastante em razão da falta de atualização do sistema.

    1. Ola Igor, uso meu Playbook atualmente para editar planilhas, documentos de word, navegar na internet, acompanhar o mercado de ações (Bovespa e outros mercados), assistir vídeos, jogar, agendar compromissos, listar tarefas, dentre várias outras funções.

      Creio que um “playbook que não roda nada” só pode estar com defeito.

      De qualquer forma, espero que você possa adquirir em breve um iPAD que supra suas necessidades.

      Atualmente estou esperando um novo Tablet BlackBerry com Android que creio, não deva demorar muito para surgir :D.

      Abraços.

  11. OPA, qual navegador andróide funciona no playbook? Já que o navegador do playbook esta completamente defasado. Não abre nem o FB com ele! O OS atual dele e esse mesmo [—> 2.1.0.19.17 pq vejo alguns com final 17 53! Atualizei o meu e não aparece vários app que vejo nos outros playbook como o VideoChat não sei nem onde baixar isso. Alguem me ajude? Existe alguma versão de Instagra ou de outros app andróide excenciais que funcione nele? Como por exemplo : Twitter, FB, Periscope, ???

    1. Ola amigo, como é sabido a muito tempo o Playbook foi descontinuado, ou seja, não receberá mais atualizações, é um produto que “saiu de linha” e portanto hoje é difícil encontrar alguém que possa tornar o Playbook concorrente dos atuais e novos tablets lançados no mercado.

      Não conheço nenhum navegador Android para o Playbook, atualmente uso o “Origami” e acho bem legal.

      Quanto ao Facebook, geralmente utilizo no BlackBerry OS 10 do meu Z30, através do App “Face10” que é simplesmente fantástico, porém no Playbook até hoje ainda utilizo o App “Facebook” que veio nele de fábrica (com algumas limitações).

      Com relação ao videochat, o mesmo esta disponível no App “Camera” que vem de fábrica instalado no Playbook, caso não esteja aparecendo em seu dispositivo, sugiro uma restauração do sistema a partir de um backup ou uma restauração para os “padrões de fábrica”.

      Ressalto que se for fazer restauração para o padrão de fábrica é “necessário” fazer um backup de seus dados pessoais antes, pois tudo o que estiver no Playbook será apagado.

      Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida é só entrar em contato.

      Abraços.

    1. Ola amigo, infelizmente o sistema do Playbook não recebe mais atualização, a maioria dos Apps Androids já receberam atualizações novas e portanto, deixaram de funcionar no playbook.

  12. ola , boa noite
    fiz todo o procedimento , mas deu erro, gosto de alguns app da android , tipo watts app , netiflix , banco santander , itau ,e tenho uma preocupação muito grande sobre o anuncio que vi na mídia e recebi no meu Bleckberry passaport, acabei de adquiri um ,é hum dos melhores aparelhos que comprei mais isso estar me desanimando , estou tentado fazer esse procedimento , pq estou preocupado .

    1. Olá Bruno, whatsapp e outros apps Android você pode encontrar diretamente na loja de Apps da Amazon.

      Os aplicativos bancários podem ser instalados também na versão Android, porém por questões de segurança não recomendo.

  13. Olá Pessoal !! Vamos nos ajudar…..
    O pessoal que ainda possui o PlayBook na ativa em 2017, pode deixar aqui nos comentários, quais os aplicativos do Android que vem usando de forma adaptada, aos quais funcionam de forma plena, ou quase plena !!
    Vamos trocando idéias para manter o PlayBook vivo pela máximo de tempo possível
    Att.: Vladmir Trúcolo

  14. Ola a todos !! Todos os problemas relatados relativos a erros na instalacao, se deve ao fato de que o PlayBook rodar somente os aplicativos ate o Android 2.3, pois os apps andoid mais recentes que estao na PlayStore pedem andoid 4.x ou superior, e o playbook nao possui as “bibliotecas” necessarias para rodar apps atuais. Testei a instalacao com 50 apps android baixados na PlayStore e NAO TIVE SUCESSO EM NENHUM. So consegui instalar apps antigos produzidos ate 2013.

    1. Excelente informação Vladmir, é o que venho afirmando aqui no site… Os apps recebem atualizações mas o Playbook não recebe mais, o resultado dessa diferença de atualizações é que os apps novos não funcionam mais no playbook.

      1. Tiago, me dá uma força por favor….. No meu PlayBook, o aplicativo nativo de email não mostra os meus e-mails enviados. Já olhei a configuração e nada. Minha conta e GMail em IMAP. Sabe como posso corrigir isso OU tem alguma dica de aplicativo de email que ainda rode legal no PlayBook em 2017??

      1. Não aconselhamos nenhum usuário a vender seu Playbook, em razão dos baixos presos anunciados, achamos que não vale a pena vender um usado.

        De qualquer forma, sugiro que pesquise nos sites de anúncios.

        Verifique o preço de cada versão (16, 32 ou 64gb) e faça um anúncio com preço aproximado (se realmente quiser vender).

    1. Olá Lucas, a instalação de Apps Android no Playbook está tendo diversos problemas porque os aplicativos receberam atualizações mas o sistema do Playbook não os acompanhou. Por este motivo , creio que não seja mais possível instalar apps Android, a não ser que sejam versões dos apps completamente desatualizados.

      Ainda assim, sequer sabemos aonde baixar estes apps desatualizados.

  15. Fiz tudo corretamente mais no final quando o aplicativo já estava na tela do TABLET, e eu fui tentar entrar deu erro, dizendo que ocorreu um erro inesperado, e pedindo para forçar fechamento. Tentei baixar 10 aplicativos, nenhum deles rodou.

    1. Lamento Lucas, mas creio que não seja mais possível instalar apps Android no playbook.

      A não ser que vc encontrei as versões mais antigas destes apps, pois o sistema do Playbook não recebe atualizações a anos e nem receberá porque foi descontinuado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s