Ford utilizando QNX da BlackBerry, afirma criar o primeiro veículo autônomo capaz de andar na neve.

Ford autonomo neve QNX

Conforme já divulgado aqui no SuperBerry, sistema QNX de propriedade da BlackBerry é largamente utilizado por grandes empresas no mundo todo, desde veículos de luxo, monitores cardíacos (dentre outros aparelhos de diagnósticos médicos), indústrias, universidades, metros, robôs e até mesmo em estações espaciais.

Para ter uma ideia melhor do que a BlackBerry tem feito com o sistema QNX nos últimos anos, basta pesquisar a palavra “QNX” em nossa caixa de pesquisa, no canto superior direito do site.

QNX é utilizado em mais de 50 milhões de veículos em todo o mundo, isso quer dizer que se você comprar veículos como Acura, Audi, BMW, Chrysler, Ford, GM, Honda, Hyundai, Jaguar, Land Rover, Maserati, Mercedes -benz, Porsche, Toyota, Volkswagen e outros, saiba que o sistema utilizado é o QNX da BlackBerry.

Entretanto, construtores de veículos automotores em todo o mundo vem enfrentando um desafio, quando se trata de condução autônoma na neve, pois os radares são “enganados”, enxergando por diversas vezes a neve como uma barreira, impedindo assim a condução normal do veículo.

No vídeo abaixo, a Ford demonstra que seu veículo de luxo Ford Fusion é o primeiro veículo de condução autônoma, capaz de ser conduzido na neve, tudo graças a utilização de scanners LiDAR, capazes de recolher uma quantidade de informação 3D para mapas que chegam a 600 gigabytes por hora.

Além dos referidos scanners, os veículos autônomos também utilizam câmeras e radares, misturando os dados dos três tipos de sensores em um processo conhecido como fusão de sensores.

Abaixo, vejam o vídeo do Ford Fusion sendo conduzido autonomamente na neve:

Particularmente eu sonho com o dia em que será possível entrar em um veículo, sentar e programar o destino desejado… Enquanto o veículo é conduzido de forma autônoma, será possível verificar notícias ou terminar um texto e/ou planilha, conectado a internet. 😀

Fonte: Autonomous Cars That Can Navigate Winter Roads? ‘Snow Problem!.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s