BlackBerry, a Casa Branca e a National Cyber ​​Security Alliance: O Multi-fator de autenticação. :D

BlackBerry HeadQuarters 02

Quem vive no mundo dos negócios ou pelo menos acompanha notícias relacionadas a segurança de dados e comunicações no mundo dos negócios, sabe muito bem a força que a BlackBerry e seus serviços tem neste nicho de mercado.

Para ter ideia da utilização de BlackBerrys por mega corporações, políticos e órgãos governamentais, basta saber que todos os governos do G7 (grupo dos 07 Países mais desenvolvidos do mundo), 16 dos governos do G20 (grupo dos 20 Países mais desenvolvidos do mundo), 10 de 10 das maiores empresas globais em cada uma das indústrias farmacêutica, legais e automotivos, e as cinco maiores empresas de petróleo e gás, utilizam dispositivos BlackBerrys ou serviços BlackBerry.

Barack Obama (Presidente dos E.U.A), Stephen Harper (primeiro-ministro canadense), Angela Merkel (chanceler alemã), Helle Thorning-Schmidt (primeiro-ministro da Dinamarca) e David Cameron (primeiro-ministro britânico), são só alguns nomes de grande líderes que preferem BlackBerrys a qualquer outro dispositivo.

Por que grandes líderes, mega corporações, órgãos governamentais dentre vários outros preferem BlackBerrys ??? Simples… São décadas em experiência de segurança de dados e comunicações, o que permite a BlackBerry ter um dos mais seguros (em nossa opinião o mais seguro) sistemas de dispositivos móveis e serviços de segurança de dados e comunicação.

A boa notícia da semana é que o Presidente dos E.U.A, Barack Obama, anunciou um plano de Ação Nacional de Segurança Cibernética, que inclui um investimento de mais de US $ 19 bilhões de dólares para a cibersegurança como parte do Orçamento para o Ano Fiscal de 2017 .

No mesmo dia em que o anuncio foi feito pelo Presidente Obama, a NCSA (Aliança de Segurança Cibernética Nacional) declarou que esta expandido educação de múltiplos fatores para autenticações, focado em “parar, pensar e conectar”.

Vale ressaltar que este programa é apoiado por várias empresas de tecnologia, como Google, Microsoft, Visa, e claro que a BlackBerry não poderia estar de fora. 😀

Citado o programa, resta explicar o que é autenticação de múltiplos fatores.

É bem simples… normalmente fazemos autenticação em sites, sistemas, bancos e etc utilizando senhas.

O problema é que as senhas as vezes são esquecidas, são mais fáceis de serem roubadas e se tornam fracas ao longo do tempo.

A autenticação de múltiplos fatores pretende utilizar mais de uma informação para autenticação, assim, poderá ser exigido outras informações além da senha, para que seja possível realizar autenticação.

Quais fatores poderão ser utilizados ???

—————————————-

De acordo com a BlackBerry, eis outros fatores interessantes:

  • “Algo que você sabe. Isso inclui senhas, PINs, perguntas secretas / respostas e qualquer outra coisa que depende de você lembrando de algo.”
  • “Algo que você tem. Isso inclui cartões de crédito, cartões de acesso, passaportes e qualquer outra coisa que você levar com você para a identificação.”
  • “Algo que você é. Isso inclui biometria fisiológicos, tais como impressões digitais, reconhecimento de face e exames de retina, e dados biométricos comportamentais, como a voz, o ritmo de digitação e até mesmo a forma única que você anda (conhecido como a sua marcha).”

—————————————-

Você pode não perceber, mas seu dispositivo BlackBerry utiliza autenticação multi-fator :D.

O simples fato de você bloquear seu dispositivo com uma senha, já o torna uma ferramenta de autenticação multi-fator, porque você precisa primeiramente ter o dispositivo móvel em mãos (primeiro fator) e depois conhecer a senha para desbloqueá-lo (segundo fator).

Outra forma de autenticação utilizando BlackBerrys e que esta inserida no sistema multi-fator é a utilização da tecnologia VPN, disponível em todos os dispositivos BlackBerry.

Outras soluções de segurança BlackBerry é a utilização de smart card e/ou senhas por imagens, um método de autenticação disponível em todos os dispositivos BlackBerry OS 10.

No BlackBerry Priv, podemos contar com Smart Lock do Android, que permite desbloquear dispositivos utilizando conexões Bluetooth. 😀

Ante todas as tecnologias descritas e que estão por vir, em um mercado que cada vez mais exige e valoriza segurança de dados e comunicações, BlackBerry tem tudo para permanecer a frente :D.

Fonte: BlackBerry, the White House and the National Cyber Security Alliance: What Multi-Factor Authentication Means for You.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s