#BBFactCheck esclarece que vulnerabilidade do Jeep Cherokee não esta no sistema QNX.

Jeep-Cherokee

Se não me falha a memória, semana passada vi na televisão uma notícia que me chamou atenção… Mostrava como hackers estavam invadindo o sistema de Jeeps Cherokee e assumindo o controle do console central, direção e outras funções do veículo.

Na referida reportagem, era ressaltado que os hackers poderiam estar a dezenas ou milhares de quilômetros de distância dos Jeeps e mesmo assim assumir a direção do veículo.

Já imaginaram a gravidade desta situação ?

Lembro que ao ver a reportagem, a primeira observação que fiz foi… “Esses jeeps não utilizam o sistema QNX da BlackBerry?”

E a resposta era óbvia… Sim, utilizam um sistema que tem por base o QNX da BlackBerry.

Mas o que estavam acontecendo então ? Para esclarecer este fato, o portal #BBFactCheck fez um post com informações.

De acordo com informações divulgadas, a vulnerabilidade no sistema dos veículos Jeep não tem origem no QNX da BlackBerry, basta observar que o sistema QNX é utilizado em mais de 60 milhões de veículos em todo o mundo.

O sistema em questão dos Jeeps Cherokee é formado por vários componentes software e o QNX (que é apenas um dos componentes) tem uma série de comprovações de que pode ser utilizado até para conexões de nível crítico, aonde a segurança é máxima.

Vale observar que a vulnerabilidade nos Jeeps Cherokee surgiu de um dos componentes que não esta relacionado com o QNX Neutrino OS.

Em razão do perigo que esta vulnerabilidade pode representar, é extremamente importante informar que já foi anunciado um recall para atualização e correção desta vulnerabilidade em aproximadamente 1,4 milhões de veículos que podem estar afetados.

Montadoras, fornecedor do sistema infotainment e operadoras de telefonia celular (que permitem a conexão dos veículos com a internet), já estão trabalhando juntos, implementando medidas para bloquear a entrada não autorizada em sistemas afetados.

Fonte: Portal #BBFactCheck.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s