BlackBerry anuncia resultado fiscal Q1 2015.

Blackberry Headquarters

Hoje pela manhã a BlackBerry anunciou seu resultado fiscal Q1 2015. Para quem não sabe, os resultados fiscais são divulgados a cada 03 (três) meses e representam a atual situação financeira da empresa, com valores em caixa, investimentos, vendas e etc.

—————————————–

Pois bem… Os destaques do anuncio foram os seguintes:

* “Caixa e investimentos patrimoniais de US $ 3,1 bilhões no final do primeiro trimestre fiscal, ante US $ 2,7 bilhões no trimestre anterior.”

* “Ajustado Q1 margem bruta de 48%, um aumento de 43% em relação ao trimestre anterior.

* “Redução despesas operacionais ajustadas em 57% relação ao ano anterior e de 13% no trimestre.”

* “Lançou com sucesso o novo dispositivo Z3 na Indonésia; 8 países adicionais a seguir.”

* “EZ Programa Passe resultou em um total de 1,2 milhões de licenças emitidas para BES10, incluindo mais de 10% das licenças totais negociados em plataformas de gerenciamento de dispositivos móveis dos concorrentes.”

* “Lançou o Projeto Ion focada na “Internet das coisas” mercado.”

(Obs: Destaque em negrito nosso).

——————————————–

“Receita Resultados Q1 para o primeiro trimestre do ano fiscal de 2015 foi de 966.000 milhões de dólares, queda de US $ 10 milhões ou 1% de 976 milhões de dólares no trimestre anterior. A composição da receita do trimestre foi de aproximadamente 39% em hardware, 54% para os serviços e 7% para software e outras receitas. Durante o primeiro trimestre, a Companhia reconheceu receita de hardware em aproximadamente 1,6 milhões de smartphones BlackBerry em comparação com cerca de 1,3 milhões de smartphones BlackBerry no trimestre anterior. Durante o primeiro trimestre, aproximadamente 2,6 milhões de smartphones BlackBerry foram vendidos através de clientes, que incluíram embarques feitos e reconhecidos antes do primeiro trimestre e que reduziu estoques da Companhia no canal fim.”

O lucro líquido GAAP para o primeiro trimestre foi de US $ 23 milhões, ou $ 0,04 lucro por ação (“EPS”). O lucro líquido inclui os rendimentos não-caixa associado com a mudança no valor justo das Debêntures 287,000 mil dólares (o “Q1 Fiscais 2.015 Debêntures Ajuste Valor Justo”) e encargos de reestruturação antes de impostos de $ 226.000.000 relativos à otimização de custos e de recursos Programa de Eficiência (“core”). Excluindo esses itens, a perda ajustada para o primeiro trimestre foi de US $ 60 milhões, ou US $ 0,11 por ação. Esses impactos no lucro líquido GAAP e EPS são resumidas na tabela abaixo.”

O total de dinheiro, equivalentes de caixa de curto prazo e investimentos de longo prazo foi de 3,1 bilhões dólares em 31 de maio de 2014, em comparação para US $ 2,7 bilhões ao final do trimestre anterior – um aumento líquido de $ 429.000.000. Excluindo-se o recebimento de um reembolso de imposto de 397.000.000 $ e proventos da venda de imóveis de 287,000 mil dólares, a Companhia utilizou 255.000 mil dólares no primeiro trimestre. Isso representa uma redução de 784.000.000 $ usado no último trimestre, após a exclusão de receitas de US $ 250 milhões referentes a emissão de dívida conversível. Obrigações de compra e outros compromissos totalizaram aproximadamente US $ 1,8 bilhões, em 31 de maio de 2014, com ordens de compra com os fabricantes de contrato representando aproximadamente $ 317,000,000 do total.”

(Obs: Destaque em negrito nosso).

—————————————-

“Nosso desempenho no 1 º trimestre fiscal demonstra que estamos no bom caminho para atingir marcos importantes, incluindo os nossos objetivos financeiros e entregar um forte portfólio de produtos”, disse John Chen, presidente executivo e Chief Executive Officer da BlackBerry. “Ao longo dos últimos seis meses, temos focado na melhoria da eficiência em todos os aspectos de nossas operações para conduzir reduções de custos e melhoria de margem. Olhando para a frente, estamos nos concentrando em nosso plano de crescimento para ativar o nosso retorno à lucratividade.”

—————————————–

Agora vamos as considerações…

Pelo visto a BlackBerry continua no caminho certo para a reestruturação e obtenção de lucro no mercado de smartphones, só que desta vez, crescendo também com a oferta de serviços como o BES (BlackBerry Enterprise Service) e BBM.

Em minha opinião foi bastante animador ver que “caixa e investimentos patrimoniais” cresceu praticamente US $400.000.000,00 (Quatrocentos milhões de dólares), uma vez que o resultado fiscal Q1 2015 apresenta US $3,1 Bilhões de dólares ante o trimestre anterior de US $2,7 Bilhões de dólares.

Um aumento de 43% na margem bruta quando comparado ao trimestre anterior também é um dado bastante importante, demonstra que a BlackBerry vem batalhando de forma correta e esta conseguindo reverter sua fase de baixa.

Cortes nas despesas, sucesso na venda do BlackBerry Z3 e aquisição de mais 1,2 milhões de usuários no BES 10 é um sucesso :D.

É extremamente importante observarmos que o BlackBerry Z3 será lançado em mais 08 Países, que outras grandes empresas estão adotando o BES (BlackBerry Enterprise Service) e que o BBM chega para Windows Phone em breve, pois tudo isso tende a aumentar ainda mais as vendas da empresa, dados que não estão computados nesse resultado fiscal.

Ressalta-se também o fato de que os resultados apresentados estão acima do esperado pelo mercado, o que demonstra mais uma vez que a BlackBerry esta agindo rapidamente para atingir novamente um excelente nível de lucratividade :D.

Conto com os comentários de vocês, o que vocês acham deste resultado ???

Fonte: Site de notícias oficiais BlackBerry.

Anúncios

2 comentários em “BlackBerry anuncia resultado fiscal Q1 2015.”

  1. A BlackBerry vem fazendo um excelente trabalho com John Chen. Um dos pontos que mais gostei foi que pela primeira vez as vendas de dispositivos BlackBerry 10 superou as vendas de BBOS.
    E pelo que vi os investidores gostaram da notícia, já que pela primeira vez em um bom tempo as ações da BlackBerry ultrapassaram os U$ 9,00 e estão com mais de 12% de alta nesse momento. #GoBlackBerry

  2. Ótimas notícias! Torcendo para que entre esses 8 países do Z3 esteja o Brasil. Já estou sutilmente fazendo a cabeça de alguns sobre o BB10, que de fato é melhor sistema que já usei (e já usei todos, exceto o Jolla).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s