QNX anuncia sistema operacional “QNX OS for Automotive Safety 1.0” :D.

QNX 02

Uma grande novidade acaba de ser anunciada, a QNX lançou um sistema operacional novo para veículos, nomeado de QNX OS for Automotive Safety 1.0.

Apesar de ser um sistema novo, é totalmente baseado em QNX, tendo recursos direcionados a painéis de instrumentos digitais , heads-up displays, sistemas de assistência ao motorista avançados ( ADAS) , e outras aplicações no carro com segurança funcional requisitos.

Conforme informações apresentadas no “Telemática Conferência Detroit”, ocorrido em 04 de Junho de 2014, o QNX OS for Automotive Safety 1.0 funcionará com certificado para uso em sistemas que estejam em conformidade com a norma ISO 26262 , até “Automotive Integridade de Segurança Nível D”, que é o nível mais alto possível. 😀

—————————————

Grant Courville , diretor de gestão de produtos , QNX Software Systems, afirmou:

“Os sistemas de segurança – críticas têm sido o nosso pão e manteiga por quase 30 anos”.

“Essa experiência , combinada com a nossa competência comprovada em certificações de segurança e software instalados em dezenas de milhões de veículos , faz com que o fornecedor QNX OS ideal para empresas automotivas sistemas com as ISO 26262 requisitos ASIL”.

—————————————-

Como se pode notar, não só no mundo dos dispositivos móveis, como smartphones, tablets e outros… Os veículos cada vez mais precisão de sistemas seguros, uma vez que a tendência é que os painéis passem a ser 100% digitais, com informações como os sistemas que fornecem avisos ADAS – pista de partida, controle de cruzeiro adaptativo , de detecção de pedestres , e outras funções relacionadas com a segurança.

O entretenimento e demais informações como localização e parâmetros do veículo (pressão pneus e outros) não poderiam ficar de fora. 😀

Dentre várias certificações, a empresa QNX já coleciona, além do ISO 26262, as seguintes: IEC 61508 SIL 3 (segurança funcional) , Common Criteria EAL 4 + (segurança) , perfil POSIX PSE52 Controlador Realtime ( portabilidade e determinismo ) e 9001:2008 (Sistema de Gestão ) ISO, bem como a conformidade com IEC 62304 (software de dispositivos médicos ).

O sistema QNX OS for Automotive Safety 1.0 esta previsto para ser lançado a partir do terceiro trimestre deste ano :D.

Primeiramente quero parabenizar a QNX, para quem não sabe, BlackBerry comprou o QNX em Abril de 2010.

Estou muito curioso para ver quantos sites “especializados” em tecnologia vão publicar esta informação… Já vi sites na internet publicando sobre o primeiro voo do Solar Impulse 2 (avião 100% movido a energia solar) ocultando a informação de que o sistema é QNX :D.

Para quem não leu sobre o Solar Impulse 2, segue o post no SuperBerry.

Fonte: Crackberry.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s