Blackberry Headquarters

Pensando no futuro da internet e na forma como os dispositivos tecnológicos se conectam a rede, BlackBerry anunciou o projeto Ion, que pretende revolucionar a “internet das coisas”.

Conforme anuncio, bilhões de novos dispositivos estão prestes a se conectar a internet, em um futuro não tão distante, podemos viver com lentes de contato capazes de medir a glicose do seu corpo, veículos sempre conectados a rede 4G LTE, vacas leiteiras conectadas à Internet para certificar-se de que estão mais saudáveis possível.

As possibilidades de troca de informações, compartilhamento de dados e conexões entre dispositivos através da internet são inúmeras, porém a tecnologia utilizada hoje é cara e geralmente proprietária, muitas vezes confinado pelos limites do firewall corporativo.

Pensando na necessidade de uma tecnologia melhor, que possibilite a transferência de dados em maior velocidade e segurança através da internet, a BlackBerry anunciou o projeto Ion.

—————————————

Basicamente o projeto Ion esta divido em três etapas, a dizer:

* “Uma plataforma segura de aplicação pública, que permitirá uma nova geração de aplicações da Internet das coisas, que pode acessar grandes quantidades de dados de várias fontes e permitir que as empresas tomem decisões oportunas e informadas. Equipado com a tecnologia QNX e BlackBerry, uma segura gestão de mobilidade empresarial , esta plataforma vai gerenciar com segurança os dados de milhões de pontos finais em todo multi- dispositivo, ambientes multi-plataforma”.

* “Facilitação de uma Internet das coisas, com ecossistema constituído por parceiros , operadoras e desenvolvedores de aplicativos que desejam conectar um número cada vez maior de dispositivos habilitados para a Internet em uma plataforma de aplicações públicas seguro.”

* “As parcerias estratégicas , incluindo a participação no Industrial Internet Consortium (IIC) , uma organização sem fins lucrativos dedicada à condução de tecnologias baseadas em padrões para a indústria , academia e governo para acelerar o desenvolvimento e a disponibilidade de tecnologias conectadas . BlackBerry é também um dos membros fundadores do Application Developer Alliance ( ADA ), uma associação que se centra na promoção do desenvolvimento de aplicativos , ajudando a resolver os desafios atuais, como a segurança e privacidade”.

—————————————-

John Chen , Presidente Executivo e CEO da BlackBerry, afirmou:

“À medida que os custos de conectividade continuam a cair e tecnologias ligadas tornar onipresente , um novo mercado está surgindo – a Internet das coisas.”

“Bilhões de conexões , gerando trilhões de transações e exabytes de dados diários , vai exigir plataformas que podem operar com segurança em uma escala global. Nenhuma outra empresa está em uma posição melhor do que BlackBerry para fornecer os blocos de construção tecnológica , aplicações e serviços necessários para aumentar a produtividade, melhorar a tomada de decisões em tempo real e entregar na visão da Internet das Coisas”.

—————————————–

Em minha opinião, um projeto extremamente ousado, mas plenamente capaz de ser desenvolvido pela BlackBerry.

Com esse projeto, a BlackBerry e o QNX dão mais um passo para tornar-se os sistemas mais utilizados no mundo :D. Simplesmente fantástico.

Fonte: Site de notícias oficiais BlackBerry e Blog oficial BlackBerry.

Anúncios