Solar Impulse 2 utiliza QNX :D.

Solar Impulse 2

Para quem não conhece, o projeto “Solar Impulse 2” planeja lançar um avião completamente movida a energia solar, com capacidade para dar a volta ao mundo sem reabastecimento e escalas.

No projeto “Solar Impulse 1”, os projetistas lançaram um avião movido a energia solar que foi capaz de atravessar toda a Europa, Africa e os E.U.A com sucesso :D.

Conforme anunciado, o avião do projeto “Solar Impulse 2” tem aproximadamente 72 metros, pesa cerca de 2.300 quilos e aproximadamente 17.000 células voltaicas :D.

Considerando que a velocidade média do avião é de 90km/h, apenas para atravessar o oceano atlântico serão necessários 05 a 06 dias, significando que o piloto terá de ficar em um cockpit por mais de 120 horas, em temperaturas que podem variar de -40ºC a +40ºC, obviamente que protegido :D.

Solar Impulse 2-2

A parte que achei mais interessante e que me deixou mais feliz desta matéria é que o Solar Impulse 2 tem como parceiro oficial a QNX, permitindo que o avião utiliza o QNX OS para várias funções de controle e comunicação de dados.

Para quem não sabe ou não lembra, o QNX foi comprado pela BlackBerry em Abril de 2010, sendo largamente utilizado por grandes empresas no mundo todo, desde veículos de luxo, monitores cardíacos (dentre outros aparelhos de diagnósticos médicos), indústrias, universidades, metros, robôs e até mesmo em estações espaciais, o QNX se faz presente em muitas tecnologias de ponta.

Este é apenas mais um grande projeto que a BlackBerry participa através do QNX :D. Vamos ver quantos sites de tecnologia vão divulgar esta maravilhosa informação ??? Ou será que eles só vão lembrar da BlackBerry para falar mal ???

Particularmente estou extremamente feliz. Parabéns mais uma vez a BlackBerry e a equipe do QNX :D.

Fonte: Blog On Q.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s